Café especial

5 (100%) 2 votes

Oi gente tudo bem?  Que tal tomar um café especial para começar o dia bem !

Confira os tópicos do post de hoje,

  • Como preparar um café especial
  • Aumente os benefícios do café
  • Outros benefícios do café
  • Dez curiosidades sobre o café

Veja também:

<Café faz bem ou mal>

<O que fazer com a borra do café>

Aprenda em 10 passos como preparar um café especial perfeito

  • Primeiramente, use água mineral ou filtrada
  • Não deixe a água ferver. Caso contrário, a perda de oxigênio altera acidez do café. Para saber o ponto certo, é preciso observar se a água está em movimento, mas sem bolhas grandes.
  • Guarde o pó de café na geladeira depois de aberto. A baixa temperatura preserva os aromas da bebida.
  • Não coloque o açúcar junto com a água. Ele muda o ponto de ebulição do líquido e forma um xarope, que altera o sabor do café.
  • Cravo e canela em pau podem ser colocados junto com a água para obter um sabor diferenciado.
  • O coador de pano deve ser guardado em um recipiente com água dentro da geladeira. Antes de usar, é preciso escaldá-lo.
  • A bebida deve ser consumida em até vinte minutos depois de pronta. se sobrar, você pode congelar em formas de gelo e bater com sorvete para fazer um drinque gelado.
  • Um pó de boa qualidade é essencial para um café mais saboroso.
  • Na hora de coar, logo depois, molhe todo o pó e não fique mexendo com a colher. Assim a água deve passar pelo café para que ele não fique amargo.
  • Se utilizar uma garrafa térmica, o café dese ser consumido até uma hora depois de pronto. O recipiente dese ser lavado com água e detergente neutro depois do uso. Esporadicamente, pode ser colocado de molho com um pouco de bicarbonato ou vinagre.

 

Benefícios do Café

Quem nunca ouviu falar que somos aquilo que comemos?

A boa alimentação tem reflexo no nosso corpo. Cada nutriente tem papel importante para o bom funcionamento do organismo, alguns deles agem inclusive contra o envelhecimento: café benefícios aliado ao envelhecimento, são os chamados alimentos antioxidantes, assim como frutas, verduras e legumes, o café contêm substâncias antioxidantes que podem inibir ou reduzir as lesões causadas pelos efeitos prejudiciais dos radicais livres no organismo – um dos responsáveis pelo envelhecimento. Os radicais livres são o resultado dos raios solares, radioterapia, tabagismo, consumo excessivo de álcool, atividades físicas intensas, uso de medicamentos ou drogas, estresse emocional, entre outros fatores.

O curioso, e pouco divulgado, é que o café é mais rico em poder antioxidante que o famoso chá verde. Assim uma xícara de café contém aproximadamente 260 mg de antioxidantes, quase o dobro de uma xícara de chá verde, que contém em média 150 mg, colocando a bebida no sexto lugar entre os 50 alimentos com maior capacidade antioxidante.

Os antioxidantes presentes no café são chamados de ácidos clorogênicos e ácidos cafeico.

 

Aumente os benefícios do café

  1. Primeiramente, quando o café é torrado a temperaturas muito altas ele perde grande parte do poder antioxidante. O ideal é o café especial do tipo suave, com sabor menos pronunciado, porém, mais rico em ácidos clorogênicos, pois é torrado em temperaturas mais baixas.
  2. Da mesma forma, não se deve usar água fervente no momento do preparo para evitar destruir estas preciosas moléculas antioxidantes – use a água quando as primeiras bolhas começarem a se formar.
  3. Depois de preparar a bebida tome imediatamente, o tempo é inimigo dos compostos fenólicos, e após uma hora o seu teor já está muito reduzido ou não resta mais o princípio ativo antioxidante.
  4. O pó de café deve ser armazenado na geladeira para preservar por mais tempo o teor de antioxidantes.
  5. O ideal é não tomar grandes quantidades de uma vez só, e jamais ultrapassar a quantidade diária permitida.

Outros Benefícios do Café 

  • O café é antioxidantes e ajuda na imunidade.
  • É bom para dores de cabeça e enxaquecas.
  • O café é bom para o humor, melhorar o humor, aliviar o estresse.
  • Por ser uma bebida quente pode assim, facilitar os movimentos intestinais.
DEZ CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ
  1. Em cuba o café é bebido bem forte e doce em um só gole.
  2. Um estudo descobriu que se você beber entre cinco e dez xícaras de café sem cafeína, você pode ingerir a mesma cafeína de um ou dois copos de café comum.
  3. Logo depois do petróleo, o café é a segunda mercadoria mais importante para economia mundial.
  4. O café mais caro do mundo é o Kopi Luwak, produzido a partir de grãos encontrados nas fezes de uma espécie de gambá chamada civeta.
  5. A água com gás deve ser consumida antes do expresso, de modo a tomar as papilas gustativas mais sensíveis – limpando e fazendo com que apreciemos mais intensamente o sabor do café em seguida.
  6. Um quilo de café tem entre 4.000 e 5.000 grãos de café.
  7. Para tirar mancha de café, basta passar a pedra de gelo sobre o local ou lavar imediatamente com água quente ou fervendo. E ainda assim, caso a mancha já seja velha, faça o seguinte: Logo depois, esfregue no local um pano umedecido com vinagre branco ou álcool.
  8. Existem mais de 25 tipos de plantas de café, mas apenas duas são populares: a Robusta e a Arábica. 75% do café mundial vem da planta de café. Arábica.
  9. Dia 24 de maio é o dia nacional do café.
  10. Um novo estudo desenvolvido ma faculdade de Medicina de Mount Sinai, nos Estados, indica que o café descafeinado é capaz de melhorar o metabolismo cerebral associado ao diabetes tipo 2.

Veja como aproveitar a borra do café:

 

A revista Veja faz esclarecimentos sobre o consumo elevado de café nas pessoas

Gostou das dicas para tomar um café especial?
Deixe seu comentário,
Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *