Como acabar com a foliculite I Dicas de saúde




Também conhecida por pelos encravados desconfortáveis, muitos se perguntam como acabar com a foliculite, onde o seu surgimento se dá por bolinhas vermelhas, ou cor de pele e trás incômodo para homens e mulheres nas regiões capilares, bumbuns, virilhas, axilas e barbas.

Como eliminar foliculite?

Segundo dermatologistas, a foliculite está relacionada à genética individual da pessoa de ter pelos encravados. Então, foi pensando nisso que preparamos esse post com dicas importante de como acabar com a foliculite.

O que é foliculite?

“É só a pele inflamar que surgem as bolotinhas. Assim, caso a inflamação aconteça mais intensa, nódulos maiores e doloridos podem aparecer e com isso pode infeccionar e apresentar pus nas bolinhas. Essas bolinhas chamadas de foliculite são consideradas um grau bem leve de encravamento dos pelos produzido pelo atrito das roupas pesadas ou de tecido sintético.

A foliculite acontece frequente também nas virilha de mulheres que se depilam com lâminas ou cera e, nos homens, elas podem aparecer nas regiões de barba e pescoço”, relatam os dermatologistas. Já podemos entender que o problema inicial é o encravamento de pelos, e quem tem pele mais espessa e pelos com tendência a encravamento é um forte candidato a apresentar o quadro.

“Nos momentos que usamos roupas apertadas ou tecidos sintéticos a pele não consegue respirar corretamente, assim o folículos pilosos se tornam meios de cultura favoráveis ao crescimento bacteriano local ”, segundo dermatologistas.

Na parte do bumbum a pele também não pode ser esquecida e os cuidados tem que ser mantidos, principalmente na hora da depilação. A foliculite pode aparecer devido às irritações decorrentes das depilações com cera ou lâminas.

“As bolinhas que surgem na virilha após uma depilação são uma reação natural da pele a uma inflamação local, chamada de pseudofoliculite, logo, não se trata de uma infecção causada por bactérias.

As mulheres têm que ficar atentas à presença de inflamações derivadas de depilações, pois elas podem desencadear outros problemas inconvenientes estéticos, como por exemplo, as temíveis manchas ou escurecimento da área”, alertam os dermatologistas.




 

SERÁ QUE É ACNE OU FOLICULITE?

Normalmente a acne é mais comum em regiões que são ricas em glândulas sebáceas como a face, tórax e dorso. Ao passo que ao mesmo tempo a foliculite pode surgir em qualquer parte do corpo, que apresente pelos encravados.

O dermatologista faz um alerta para as espinhas que aparecem no bumbum. “No momento em que as espinhas aparecem na região glútea pode tratar-se de um caso grave e raro.Nesse estágio a acne de grau IV é conhecida como conglobata, pois ela apresenta nódulos numerosos e grandes, com abscessos.

Ademais, as razões estão associadas às altas concentrações de glândulas sebáceas, poros dilatados e alterações hormonais. Busque um dermatologista se notar a presença de espinhas nessa região para fazer o tratamento adequado”, destaca.

 

COMO TRATAR  FOLICULITE?

As pessoas que sofrem com as terríveis bolinhas no bumbum, nas barbas e na virilha. O tratamento ideal é aquele orientado por um médico, pois existem casos que o problema é mais grave e necessita de um tratamento específico. Para preservar o resultado do tratamento, o ideal é investir em depilação a laser e evitar o uso de roupas justas e de tecidos grossos, como jeans.

“No caso da depilação é aconselhado a definitiva, que é a mais eficaz. Qualquer outro método como lâminas, pinças ou cera, podem gerar a inflamação e com isso a proliferação das bactérias”, segundo dermatologistas.

Como evitar a foliculite

Anote aí: Algumas dicas de como acabar com a foliculite. São informações recomendadas por dermatologistas para prevenir o aparecimento de foliculite no bumbum.




Dica 1-> Primeiramente, não use roupas justas, como calças jeans apertadas. Assim, evite tecidos sintéticos. Opte roupas de fibras naturais, como algodão.

Dica 2 -> Faça uma esfoliação até três vezes por semana. Porém lembre-se que a esfoliação é uma precaução e deve ser feita antes da crise.

Dica 3 -> Você pode escolher em usar um sabonete contra espinhas, que contenha ácido salicílico ou enxofre.

Dica 4-> Utilize cremes à base de antibióticos. E para evitar que você mesma contamine a região ao se coçar, passe o creme também sob as unhas. Antes de dormir.

Dica 5-> Segundo a indicação do seu dermatologista, use um creme a base de ácido retinóico ou glicólico. Eles podem se combinar a antibióticos tópicos num creme manipulado.

Dica 6-> Quando a foliculite é intensa é possível que o dermatologista indique um antibiótico por via oral.

Dica 7-> Então, mesmo que seus pelos venham ser grossos ou escuros, considere realizar sessões de depilação a laser. É a melhor maneira de se livrar da foliculite.

Veja também: Acabe com as varizes hoje mesmo !

Fonte: Drauziovarella

Espero que tenham gostado das nossas dicas de como acabar com a foliculite.

Deixe também seu comentário.

Beijos

 




Leave a Reply