Pilates: o que é, para que serve, exercícios e benefícios

4.9 (97.78%) 9 vote[s]

Os benefícios do Pilates, tem sido bastante falado nos últimos anos. Então, trata-se de exercícios que fazem bem não só para o corpo, mas também para a mente, pois ele trabalha os dois juntos. Qualquer pessoa pode praticar Pilates desde idosos até crianças. O Pilates pode ser praticado de diversas formas, em aparelhos, com a bola e a última novidade é praticá-lo dentro da água.

Tópicos do post:

  • Benefícios do Pilates
  • História Método Pilates
  • Exercícios com Pilates
  • Pilates para equilíbrio e coordenação
  • Caminhada e Pilates
  • Aparelhos de Pilates
  • Obesidade e o Pilates
  • Pilates emagrece
  • Poolates
  • Cuide da sua coluna com Pilates
  • Crianças podem fazer Pilates
  • Pilates Clínico

 

Veja Também:

<Receita caseira para celulite>

<Método para eliminar pele flácida>

Pilates: o que é ?

Metodo Pilates na bola

Através da pratica dos exercícios do Metodo Pilates, ocorre aumento dos batimentos cardíacos. Assim, fazendo que a corrente sanguínea dirija sangue “puro” e “fresco, rico em oxigênio, para todas as fibras musculares e importantes veias capilares, aumentando a oferta normal e natural do sangue que irá percorrer o cérebro, resultando em estímulo para as funções mentais.

No Pilates, busca-se o resgate dos movimentos naturais, da flexibilidade, da graça natural e das habilidades da infância, desenvolvendo a força muscular com paciência e capacidades correspondentes às tarefas diárias, resistindo ao cansaço corporal.

Os movimentos realizados durante uma sessão de Pilates são portadores de um sentido para o aluno, esse se conscientiza das transformações e benefícios que ocorrem durante cada movimento. Então, quando o instrutor procura transmitir a características lúdica e prazerosa, sem extrapolar os limites naturais dos movimentos.

O corpo humano, felizmente, está adaptado para aguentar muita negligência. Mas não devemos, por isso, sobrecarregá-lo além dos seus limites naturais.

 

HISTÓRIA DO METODO PILATES

 

Exercício de Pilates

Muito tem se ouvido sobre a prática de Pilates, mas você sabe o que é Pilates?

De acordo com o wikipédia, Joseph Pilates foi quem desenvolveu o metodo Pilates no início da década de 1920. Assim, o Pilates tem como base o controle de todos os movimentos musculares do corpo.

Através da utilização e aplicação correta dos princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto. E com o conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, o Pilates pode trazer inúmeros benefícios á saúde.

Feita uma avaliação postural prévea, o Pilates traz resultados rápidos para qualquer pessoa. O objetivo do método Pilates é a promoção da saúde como um todo com exercícios que trazem melhora da postura e, inclusive, alívio de dores na coluna pelo fortalecimento abdominal, com consideráveis ganhos na qualidade de vida do praticante.

O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Tudo isso é conseguido com movimentos fluentes, feitos sem pressa e com o controle necessário para evitar o estresse.

 

EXERCÍCIOS COM PILATES

 

Tipos de exercícios

  • Grande parte dos exercícios de Pilates foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, que são exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), que tem como objetivo eliminar a tensão e aumentar a estamina (resistência, vigor, força). A maioria dos exercícios executados no Pilates são feitos na horizontal com e sem aparelhos.
  • Quanto mais você entende seu corpo e como ele funciona, mais fácil será para você relaxar e combater o stress, além de liberar a tensão. Então, o Pilates é uma forma suave de exercício que lhe introduz ao seu próprio corpo.

 

PRÁTICA DO METODO PILATES

A prática do Método Pilates ajuda a melhorar o seu equilíbrio e coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento do “core”. Um melhor equilíbrio e coordenação significa menos lesões

O método Pilates proporciona bem-estar, maior qualidade de vida, melhora da saúde, une corpo e mente, por isso, a procura pelo Pilates é muito grande ultimamente.

Conheça um pouco mais sobre o Pilates e como praticá-lo:

seta

CAMINHADA E PILATES

 

Calçar o tênis e sair andando já está de bom tamanho (a gente concorda que é bem difícil encaixar a atividade física na rotina). Porém fique sabendo que os mesmos 30 minutos de caminhada podem render muito mais benefícios se você der atenção especial à sua postura.

“Se a coluna estiver curvada, a barriga solta e os ombros tensos, há uma sobrecarga muscular – em pouco tempo, o cansaço e as dores aparecem”… “Mas o caminhar alinhada, o peso do corpo fica bem distribuído, um número maior de músculos são recrutados, o que proporciona aumento do gasto calórico e excelente definição muscular”.

Só que não basta encolher a barriga e estufar o peito feito general para desfilar uma boa postura, A grande sacada é fortalecer o abdômen, verdadeiro responsável por um porte elegante – durante a caminhada e fora dela.

“Não é a toa que, no Pilates, chamamos toda a região que compreende os músculos abdominais e a lombar de core ou de centro de força do nosso corpo. O trabalho com foco nesse cinturão ajuda a harmonizar automaticamente o movimento das pernas e dos braços, além de exercitar intensamente a barriga”.

A solução para melhorar o seu desempenho ficou clara: combinar numa aula inédita e exclusiva a consciência corporal (e a barriga lisinha) que os exercícios de Pilates garantem com um treino básico, mas super dinâmico, de caminhada. É o caminho certo para atingir o seu objetivo.

 

OS APARELHOS DE PILATES

 

Aparelhos para exercícios do Pilates

Aparelhos de Pilates

  • CADILLA

Parecido com uma cama de hospital este equipamento possui molas, trapézio e alças de tornozelo e coxas ajustáveis e barras móveis que ajudam a estabilizar articulações e corrigir desequilíbrios musculares. Assim também, é utilizada para os exercícios aéreos.

  • BARREL OUBARRIL

Peça que atua no relaxamento e tonificação muscular. É um dos menores aparelhos do Pilates, com degraus dispostos em um espaldar com meia lua fixa à frente. Permite a realização de exercícios de força e alongamento e ajuda a melhorar a respiração, desenvolver os braços e pernas, trabalhar a coluna para corrigir a postura e os movimentos, diminuir coxas grossas e massagear a parte inferior das costas. Possui função importante e o uso é determinado de acordo com o objetivo da aula.

  • UNIDADE DE PAREDE

Assemelha-se ao trapézio, mas sem as barras superiores. É utilizado para tratamento postural, auxiliando no processo de reabilitação e de condicionamento físico. É um aparelho de ferro fixo na parede e um colchão, com um par de mola, calças de pés e mãos, barra móvel, cinto de segurança e dez ganchos, cuja altura determina a intensidade dos exercícios.

  • CADEIRA DE COMBO

É utilizado para tratamento postural. Possui pedais separados para proporcionar o trabalho assimétrico Simultâneo. Quando fixos por um bastão, transformam-se em um único pedal. Contém dois pares de molas e ganchos. Oferece melhora na capacidade respiratória, fortalecimento e controle muscular, melhora na coordenação motora, flexibilidade e alongamento.

 

 

 

 

A OBESIDADE E O PILATES

 

Atualmente no Brasil cerca de 40% da população tem sobre peso. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) a obesidade é uma doença crônica classificada como epidêmica.

CAUSAS DO EXCESSO DE GORDURA:

 

  • Como diabetes,
  • hipertensão,
  • síndrome metabólica
  • Questão estética.

O método Pilates, foi desenvolvido para reabilitação e condicionamento completo de todo o corpo. Talvez para um obeso iniciante. Inicialmente o foco tem que estar em movimentar todas as articulações, e “acordar” os músculos para que cada um faça o trabalho que deve fazer, ou seja, devemos reeducar os músculos do corpo, para que um não substitua a função do outro.

Cuidar da postura, também é muito importante, pois a protusão dos ombros, a anteriorização de cabeça, a cifose dorsal e outros vícios posturais, são muito comuns.

PILATES EMAGRECE?

 

  1. Primeiramente, apenas o Pilates não emagrece, nesse caso de obesidade, é necessário associar outro método, como: balancear a alimentação, com um nutricionista, procurar fazer uma atividade aeróbica , como caminhadas e ter um acompanhamento médico.Então, em caso de apenas um sobrepeso, aí sim conseguimos uma redução no peso.
  2. Os exercícios do Pilates queimam calorias, criando massa muscular magra ajuda a aumentar o potencial de queima de calorias.
  3. O Pilates tonifica e modela o corpo. O alinhamento postural que ele proporciona, já faz com que a pessoa se sinta mais esguia e magra. A respiração eficiente que é exigida é essencial para a queima de gordura e regeneração dos tecidos. A melhora da auto-estima e o aumento da consciência corporal, ajudam e incentivam a continuidade do programa de exercícios, assim as atividades de vida diária ficam mais fácies.
  4. Associar o Pilates com uma atividade aeróbica como: Corrida, natação, bicicleta é muito bom para aumentar a perda de peso. Porém deve-se procurar sempre um bom profissional para orientação. E sempre respeite seus limites.
  5. É importante que cada um procure o exercício que promova seu bem estar. Devemos nos aliar à atividade física que nos identificamos.

METODO PILATES NA ÁGUA (POOLATES)

 

Pilates na ÁGUA

Empilhando

Para quem não gosta de malhação porém quer fazer algum tipo de atividade o Pilates é a pratica mais recomendada por ser uma das mais completas. A verdade que o Pilates bombou tanto  que agora tem uma nova versão o Poolates, surgiu nos Estados Unidos, só que realizado dentro da piscina.

Essa nova modalidade de Pilates foi criada por Rebecca Pfeiffer, muitas pessoas que tinham dificuldades em praticar o Pilates com os aparelhos, pessoas obesas ou com artrite, começaram a questiona-la, pois, gostavam do Pilates mas tinham suas limitações. Então Rebecca uniu as duas coisas e criou o Poopilates.

A diferença entre as duas modalidades é que com a resistência do ar os movimentos fluem melhor dentro da água. Mas é necessário enfrentar a resistência da flutuação para manter o controle dos movimentos, tornando assim o exercício mais puxado. A água ajuda a deixar os músculos mais relaxados. Então, Rebecca explica que a queima de calorias é igual dentro ou fora da água.

O Pilates não é um exercício focado na queima de calorias, mas sim em tornar o corpo mais eficiente. No Brasil ainda não existem instrutores certificados de Poolates.

A novidade já está sendo esperada por muitas pessoas que gostam de novidades para praticar exercícios. Na água você ganha mais equilíbrio, força e tonifica os músculos através dos impulsos, além de trabalhar a respiração, concentração e postura. Todas as partes do corpo ganham com esta prática, pernas torneadas, bumbum durinho, alongamento e relaxamento do corpo.

A nova técnica chamada Poolates é feita com água na temperatura de 30° graus, deixando articulações mais flexíveis você tem inúmeros benefícios como circulação sanguínea, coração e pulmão mais tonificados. Sempre na hora dos exercícios trabalhe concentrado no músculos e deixe o abdome contraído.

METODO PILATES PARA COLUNA

 

dor-na-lombar

Pilates é indicado para todos os tipos de dores lombares. Assim, os exercícios abdominais oferecem força e flexibilidade a coluna, fazendo as dores desaparecerem.

A estabilidade da coluna lombar depende dos músculos do “centro do corpo” fortes e trabalhados , trazendo flexibilidade e força em conjunto para transformar o abdômen e a coluna resistentes, o que é essencial para a vida diária e pratica de atividades esportivas.

O método Pilates oferece ao aluno exercícios que aumentam a estabilidade lombar, possibilitando a reeducação e a relação dos membros inferiores (bacia) desbloqueando a cintura.

O trabalho é focalizado não só na força dos músculos do tronco, mas também no desenvolvimento, na coordenação e no melhor padrão das atividades musculares. Assim, os movimentos fisiológicos do Pilates ajudam eliminar as tensões e desequilíbrios que refletem na coluna cervical, ajudando também na liberação dos movimentos da cabeça.

Ao final, o que se apresenta é um tronco estável, forte e flexível para organizar membros inferiores e membros superiores alinhados e fluentes.

 

METODO PILATES PARA CRIANÇAS

É recomendado que as crianças comecem a praticar Pilates a partir dos quatros anos de idade. Então, a prática de Pilates pode evitar e/ou corrigir a postura das crianças, resultando em adultos com menos dores nas costas, músculos lombares mais tonificados e mais qualidade de vida.

Através do Pilates, as crianças podem aprender a consciência corporal como se sentar de maneira adequada sem comprometer a coluna, assim também, como alongar os músculos encurtados pelo cotidiano de cadeiras e computadores; Como (e por que) carregar sacolas e pegar coisas do solo de uma forma mais correta.

O Pilates só traz bem para o desenvolvimento da criança. Fortalece a musculatura, para suportar o peso da mochila, por exemplo, corrige postura, concentração e ainda para descarregar a energia.

Como Pilates as crianças podem se exercitar de forma segura sem agredir a musculatura em desenvolvimento. Por ser realizada com auxilio de um instrutor, traz maior confiança os pais na correta realização dos exercícios.

Mais dicas do metodo Pilates para crianças

O objetivo do Pilates para crianças é dar uma maior consciência corporal e postural, fazendo com que ela tenha mais responsabilidade com sua postura, para isso não vir a agredir futuramente. Então, é importante lembrar que as crianças também podem sentir dores nas costas, sofrendo por má postura ou falta de exercícios físicos e até estresse.

No atual momento, crianças têm o Pilates com aliado no alívio de tensões e podem se exercitar com aulas específicas. Para a realização dos exercícios são utilizados os equipamentos dos Pilates (Reformer, Trapézio, Cadeira, Combo, Barril, etc) para trabalhar o corpo e a postura. Os exercícios são executados com a resistência ou assistência de molas, em superfícies instáveis ou não familiares, o que possibilita um resultado melhor.

Assim também, são usados acessórios como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua. O método para crianças tem como objetivo aliar atividades lúdicas com movimentos que compõem o universo infantil, como cambalhotas, trilhas sobre objetos que desafiam o equilíbrio, jogos com bolas de diversos tamanhos e até passos de dança.

 

Método certo para acabar com a celulite

Alimentos que combatem a celulite

8 MOTIVOS PARA FAZER PILATES
  • Primeiramente, aumenta a resistência física e mental
  • Alongamento e maior controle corporal
  • Assim também, correção postural e intenso trabalho de respiração
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular
  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas
  • Melhora da coordenação motora e traz maior mobilidade das articulações
  • Estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue
  • Aumento da concentração.

PILATES CLÍNICO

O Pilates clinico tem como objetivo equilibrar o desempenho em relação ao esforço físico trabalhando vários grupos musculares simultaneamente. Assim também, com deslocamento suaves priorizando sempre a concentração, e também no fortalecimento e na estabilização do abdômen, coluna e região pélvica.

O Pilates clínico é indicado para quem já fez RPG (Reeducação Postural Global) e quer potencializar os resultados. E não tem contra-indicação para idosos ou gestantes, pois não oferece impacto para o corpo.

Relaxamento, concentração, alinhamento, respiração, coordenação e resistência são os princípios do Pilates clínico. Então, o paciente aprende a respirar: inspirar e expirar profundo, completo e suavemente, sem pressa.

Visando alinhamento do corpo , através da cabeça/cervical, ombros e costelas, são realizados movimentos de forma lenta e precisa. Com poucas repetições e nível de dificuldade gradativa, sempre objetivando a prevenção de lesões e dores.

O importante não é a quantidade de séries, mas a qualidade de cada exercício. Para cada paciente é feita uma terapia com exercícios particulares, dando prioridade aos que mais precisam ser feitos e os mais propícios para o caso, respeitando os limites de cada um.

 

Então gente, espero que tenham gostado.

Fique a vontade para deixar seu comentário.

Beijos

 

Leave a Reply

Ad Blocker Detected

Refresh